A música Edelweiss não é austríaca nem alemã: ela é americana e sua autoria é de dois famosos músicos americanos; Richard Charles Rodgers, compôs a melodia e Oscar Hammerstein II é o autor da letra. A conhecida versão alemã não é tradução da letra americana.
Edelweiss foi composta, em 1959, para o musical THE SOUND OF MUSIC, que conta a história verdadeira da família von Trapp. Oriunda de Salzburg na Áustria, os von Trapp emigraram para os Estados Unidos da América do Norte, em setembro de 1938, fugindo do nazismo, implantado na Áustria, em 1939.
Outro detalhe acerca da música "Edelweiss", é que ela era desconhecida na Áustria até a exibição do musical "THE SOUND OF MUSIC", que no Brasil ficou famoso como "A NOVIÇA REBELDE". Após o musical, Salzburg, cidade natal de Mozart, passou a ser ponto turístico expressivo, estabelecendo forte fonte de divisas para a cidade e para o país.Provavelmente a concepção errônea de que a música "Edelweiss" seria alemã ou austríaca deve-se ao fato de que existe uma peça musical clássica, da autoria de Gustave Lange (1830-1889), compositor alemão, que tem uma obra chamada Edelweiss opus 31, com arranjos para piano solo; piano a 4 mãos; cítara e violino e piano.