quinta-feira, 28 de abril de 2011
Gabriel's oboe - Ennio Morricone
Esta música pertence à trilha sonora do filme A Missão, de 1986, com Robert de Niro e Jeremy Irons. Trata-se de uma história maravilhosamente contada, baseada num poema árcade de Basílio da Gama, sobre as experiências de um missionário jesuíta do século 18, na América do Sul. O filme foi escrito por Robert Bolt e dirigido por Roland Joffé. Além de ouvir a música, você pode acessar o vídeo acima, em tela cheia, e se deliciar com as lindas paisagens, ao som do mestre Ennio Morricone.
domingo, 24 de abril de 2011
Aleluia - Handel
O Messias (Messiah) é um oratório de Georg Friedrich Handel com tempo aproximado de 2h25min. É sua mais famosa criação e está entre as mais populares obras corais da literatura ocidental. É composta por 51 movimentos apesar de o mais conhecido ser o 42º (Hallelujah) de aproximadamente quatro minutos.
Após 41 movimentos é apresentado o movimento mais conhecido mundialmente, o coro Hallelujah. Neste é demonstrada toda a alegria pela vitória do Messias sobre a morte e o pecado após realização de todas as profecias. O coro, apoiado pricipalmente no agudo das vozes femininas (soprano, altos, etc), demonstra felicidade pela vitória do Messias e na repetição contínua de certas expressôes como Hallelujah, repetida próximo ao final desse movimento, após uma breve pausa de 3 segundos, termina a ser cantada extensivamente por aproximadamente 12 segundos:
Pois o Senhor Deus Onipotente reina,
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia.
E reinará sempre e para sempre
Rei dos Reis (Pra sempre e sempre,aleluia, aleluia)
E grande Senhor (Pra sempre e sempre)
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O tempo total da obra é de aproximadamente duas horas e vinte e cico minutos (2h25m14s), mas pode variar de acordo com a versão e os intérpretes.
Narra a vida de Jesus Cristo desde sua anunciação profética, seu nascimento, vida, morte e ascensão ao céu.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
Edelweiss - Richard Charles Rodgers e Oscar Hammerstein II - por André Rieu
A música Edelweiss não é austríaca nem alemã: ela é americana e sua autoria é de dois famosos músicos americanos; Richard Charles Rodgers, compôs a melodia e Oscar Hammerstein II é o autor da letra. A conhecida versão alemã não é tradução da letra americana.
Edelweiss foi composta, em 1959, para o musical THE SOUND OF MUSIC, que conta a história verdadeira da família von Trapp. Oriunda de Salzburg na Áustria, os von Trapp emigraram para os Estados Unidos da América do Norte, em setembro de 1938, fugindo do nazismo, implantado na Áustria, em 1939.
Outro detalhe acerca da música "Edelweiss", é que ela era desconhecida na Áustria até a exibição do musical "THE SOUND OF MUSIC", que no Brasil ficou famoso como "A NOVIÇA REBELDE". Após o musical, Salzburg, cidade natal de Mozart, passou a ser ponto turístico expressivo, estabelecendo forte fonte de divisas para a cidade e para o país.Provavelmente a concepção errônea de que a música "Edelweiss" seria alemã ou austríaca deve-se ao fato de que existe uma peça musical clássica, da autoria de Gustave Lange (1830-1889), compositor alemão, que tem uma obra chamada Edelweiss opus 31, com arranjos para piano solo; piano a 4 mãos; cítara e violino e piano.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)